quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

É Verdade ou Viagem?



Será que você anda acreditando em bobagens na hora de cuidar do seu corpo? Confira!

Arrancar cabelos brancos apressa o surgimento de outros?
Não. Quando os fios de cabelos começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios ficarão brancos também. Tudo culpa dos melanócitos, células que ficam próximas do bulbo capilar. Quando perdem a capacidade de produzir melanina, pigmento responsável pela coloração natural dos cabelos, os fios embranquecem. A produção de melanina cai por vários motivos: pode ser genético (por isso há quem vá ficando grisalho antes mesmo dos 20 anos), pela produção hormonal e pelo próprio envelhecimento.

Produtos de maquiagem abertos vencem mais rápido?
Sim. Abertos, eles ficam mais suscetíveis às variações de temperatura e unidade relativa do ar. Aí, os componentes das fórmulas são alterados e podem criar fungos. O menor sinal de mudança no cheiro e na consistência d maquiagem mostra que está na hora de jogá-la fora. A vida útil de uma máscara de cílios, por exemplo, é de até seis meses.

Água quente estraga os cabelos?
Sim. O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a qeda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em frizz. Cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.

Lixar a sola dos pés faz com que eles fiquem mais grossos?
Sim. Lixar os pés é um trauma mecânico, que é interpretado pelo organismo como uma agressão. O corpo, com o intuito de proteger a área agredida, rapidamente forma outra pele mais consistente.

Tirar as cutículas faz com que cresçam mais?
Sim. Retirar as cutículas das unhas é um trauma local e o corpo responde ao estímulo aumentando a produção de peles para proteger mais a área agredida.

Tomar banho gelado segura o bronzeado?
Sim. O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante a anti-inflamatório. Por causarem vasoconstrição - contração dos vasos sanguíneos -, os banhos frios conservam mais o bronzeado.

Chocolate favorece o aparecimento de espinhas?
Depende. Quem tem tendência a ter pele acneica e exagera na ingestão de chocolates e alimentos oleosos fica mais propenso a sofrer com essas erupções porque a pele pode produzir mais sebo no período de alimentação desregrada.

Chá verde emagrece?
Sim. O chá verde (Camelia sinensis) estimula a digestão e facilita a queima de gordura. Rico em flavonoides, catequinas e polifenóis - substâncias termogências e antioxidantes -, ele ativa o metabolismo, faz o corpo liberar toxinas, reduz o açúcar do sangue, desincha e faz o intestino funcionar melhor. Mas, como tudo na vida, não é bom exagerar na dose. O recomendável é de três a cinco xícaras por dia. Mais que isso pode causar diurese e alterar o ciclo do sono porque o chá contém cafeína.

Tirar a sobrancelha com cera deixa as pálpebras flácidas?
Sim. A pele próxima da região dos olhos é muito fina e delicada, e isso inclui as sobrancelhas. O processo de depilação com cera nessa região faz a pele ser puxada repetidamente. Esse puxa e repuxa causa flacidez.

Beber água ou suco durante as refeições é prejudicial?
Não. Desde que seja em pequena quantidade. De preferência não mais que um copo pequeno (200 mililitros). Prefira água sem gás ou suco natural. Bebidas com gás provocam dilatação momentânea do estômago, prejudicam a digestão e o aproveitamento dos nutrientes.

Prender os cabelos em um rabo de cavalo acelera o crescimento dos fios?
Não. Prender os cabelos não tem nada a ver com fazê-los crescer mais rápido. Além disso, os fios podem se romper, principalmente se forem presos ainda úmidos, quando a elasticidade dos cabelos fica alterada e mais suscetível à ruptura.

Quando trocamos de xampu, parece que os cabelos ficam mais macios. Os cabelos se acostumam com o xampu?
Sim. Os cabelos "se acostumam" com um produto depois de um tempo de uso. Como os resíduos permanecem nos fios, os bons efeitos praticamente desaparecem. Por isso, deve-se trocar de xampu sempre que os cabelos estiverem opacos e pesados. Fazer um rodízio entre marcas diferentes ou usar um xampu antiresíduos a cada quinze dias resolve o problema.

PARA LER: Não Engula o Chiclete! Mitos, Meias Verdades e Mentiras Descaradas Sobre o Corpo e a Saúde. Autores: Aaron Carrol e Rachel Vreeman.

Fútil? Never. Dondoca? Ever!
Beijinhos,
Fabíola Mota

Informações: Revista GLOSS

0 comentários on "É Verdade ou Viagem?"

Postar um comentário

Comentem dondocas!

 

Dondocas de Plantão | Fabíola Mota Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez