terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CINE DicaS: Cisne Negro!



A bailaria Nina Sayers (Natalie Portman) é movida exclusivamente pelo desejo de superação, por tornar-se a "prima ballerina" da companhia de Thomas Leroy (Vincent Cassel)Em seu caminho, porém, está O Lago dos Cisnes, o balé de Tchaikovsky que Leroy pretende apresentar em montagem "crua e visceral".

Para Nina, viver Odette, o Cisne Branco, não é um problema. Ela, afinal, partilha com a personagem suas qualidades metódicas e virginais, é pura, inocente e encantadora. O desafio é a interpretação de Odile, o Cisne Negro, a encarnação da sensualidade e sedução. Se quiser estampar o cartaz da companhia, agora que a primeira bailarina anterior (Winona Ryder) foi aposentada, Nina terá que superar seus medos e, como a protagonista do balé, transformar-se.

Aronofsky usa essa superação dos limites físicos e barreiras psicológicas de maneira literal. Refém da perspectiva de Nina, o público acompanha a desintegração de sua sanidade enquanto ela enfrenta a pressão do diretor, a superproteção da mãe (Barbara Hershey) e a chegada de uma excitante bailarina concorrente (Mila Kunis).

Sem dúvida, Cisne Negro é um dos melhores filmes do ano. O roteiro é perfeito, e a composição densa e complexa das características psicológicas do personagem feminino principal dependia de uma atriz que se entregasse de corpo e alma ao papel, algo que Natalie Portman fez com maestria. A atuação dela merece todos os elogios e todos os prêmios. A começar pela magreza assustadora, que já a transformaria em um personagem extremamente frágil a atriz ainda adota um timbre de voz suave, quase um sussurro nos dando a impressão de que irá se despedaçar a qualquer instante (como no cartaz do filme). Mais impressionante ainda é a verdadeira transformação que a personagem sofre na sua busca psicológica pelo Cisne Negro - atenção no rosto e nas expressões da atriz em sua dança final… Um verdadeiro espetáculo!

O diretor deste filme é mestre em compor personagens fortes, como já havia acontecido em O Lutador. O filme é do tipo drama psicológico, cuja trama evolui de forma cadenciada, com um desfecho fenomenal. Superou todas as minhas expectativas. Este filme é a arte na sua mais perfeita forma. Vale a pena ver de novo!


Pontuação: 5 estrelas

0 comentários on "CINE DicaS: Cisne Negro!"

Postar um comentário

Comentem dondocas!

 

Dondocas de Plantão | Fabíola Mota Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez