quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Buquê da Noiva!


Meu buquê, assim como tudo no meu casamento, ficou exatamente como eu queria! Não quis um modelo tradicional - bola, cascata ou braçada - optei por um modelo disforme, inspirado na capa do Anuário Noivas 2007/2008. Quem fez o meu buquê, assim como toda a minha decoração foi Zélia França! Indico de olhos fechados. Zélia e Carla (sua filha) conseguiram superar todas as minhas expectativas.

Meu buquê:

A Inspiração:

Um pouquinho da história...
A tradição do buquê de noiva está ligada à simbologia da vida, já que as flores são os órgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada à fertilidade.
Acredita-se que o buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado. Ele era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera.
Na Idade Média era comum a noiva fazer o trajeto a pé para a igreja e no caminho recebia flores ou ervas e temperos para trazer felicidade e boa sorte. Ao fim do trajeto, ela já tinha formado um buquê.
Os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.
Na Europa, durante a Idade Média, os arranjos começaram a tornar-se mais sofisticados, devido à chegada de flores exóticas.
Na época Vitoriana, era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. Os buquês passaram a ser escolhidos por causa do significado das flores!
Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria "doce" ao longo do casamento.
Antigamente havia o hábito de guardar o buquê sob uma redoma de vidro, exposto sobre algum móvel na sala ou na cômoda do quarto.
Nos dias de hoje, o buquê é essencial para que o traje da noiva esteja completo. Ele pode ser feito de flores naturais ou artificiais.
Nos casamentos realizados na parte manhã ou a tarde, é aconselhável que o buquê seja de pequeno ou médio porte e com flores do campo ou flores coloridas, já para as cerimônias à noite recomenda-se buquê maior com flores mais nobres e chamativas.
Lembre-se que os buquês em flores naturais devem ser conservados em água ou no refrigerador, dependendo da flor, até a hora do casamento.
O importante é escolher um buquê de acordo com o seu vestido e personalidade e caso você não queira se desfazer dele na festa, providencie outro para ser tradicionalmente jogado às convidadas. Essa tradição já era praticada na antiguidade e por isso confeccionava-se dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote era guardado. O segundo, era lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguisse pegá-lo, teria a sorte - ou não, rsrs - de ser a próxima a casar.

As fotos abaixo foram tiradas do site de Vera Wang. Inspirem-se:
Abaixo os significado das flores:
· Cactus: perseverança
· Copo de leite: reconciliação
· Tulipa: declaração de amor
· Coroa imperial: majestade, poder
· Margarida: inocência, virgindade
· Camélia: beleza perfeita
· Cravo amarelo: desprezo
· Lírio: pureza
· Miosótis: fidelidade
· Flores do campo: juventude
· Celósia: fertilidade
· Cravos variados: rejeição
· Crisântemo: paixão
· Rosas: amor em suas várias formas
· Dália: crescimento
· Hortência: frieza, indiferença
· Dedaleira: falsidade
· Gerânio escuro: tristeza
· Dente-de-leão: oráculo
· Gérbera: vida, energia

Fútil? Never. Dondoca? Ever!
Beijinhos,
Fabíola Mota

0 comentários on "O Buquê da Noiva!"

Postar um comentário

Comentem dondocas!

 

Dondocas de Plantão | Fabíola Mota Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez